NEGE CALENDÁRIO FEMININO S19
NEGE Gafanha da Encarnação
2019.2020
Resultado do Sorteio do Campeonato Distrital Feminino S19
Associação de Futebol de Aveiro
FEMININO S19
As nossas jogadores iniciam a sua caminhada fora, no próximo dia 12 de outubro, sábado, frente à AD Ovarense.
Vamos lá !
Juntem-se a nós.
Inscrições abertas.
🙂
BREVE HISTÓRIA DO CAMPEONATO NACIONAL FEMININO
Em 1985, a Taça Nacional de Futebol Feminino foi criada pela Federação Portuguesa de Futebol. Disputada de maneira semelhante ao extinto Campeonato de Portugal, foi a competição que determinou o campeão nacional até à época de 1992/93.
A partir de 1993/94, o torneio knock-out foi substituído pelo Campeonato Nacional de Futebol Feminino, uma competição com dez equipas a jogar a duas voltas a pontos corridos. Neste formato, as equipas classificadas do 1º ao 4º lugar na fase inicial jogam num grupo de apuramento de campeão e as equipas classificadas do 5º ao 10º lugar jogam num grupo de manutenção.
Os pontos obtidos na fase inicial eram divididos em metade para a segunda fase. O clube vencedor do grupo de apuramento de campeão era sagrado campeão e qualificava-se para um lugar na Liga dos Campeões de Futebol Feminino da UEFA.
Os dois últimos lugares do grupo de manutenção seriam desprovidos ao Campeonato Promoção Feminino.
Na época 2016/2017, as equipas do principal escalão de futebol masculino foram convidadas a formar uma equipa de futebol feminino. O Sporting Clube de Portugal, o Sporting Clube de Braga, o Grupo Desportivo Estoril Praia e o Clube de Futebol Os Belenenses responderam ao convite (o Boavista Futebol Clube já participava no Campeonato Nacional de Futebol Feminino) e assim foi criado um novo formato, constituído por 14 equipas, disputado num campeonato por pontos corridos.
O campeonato passou a designar-se Liga de Futebol Feminino.
NEGE – APOSTAMOS TUDO NA FORMAÇÃO!
NEGE -Novas Experiências, Grandes Esperanças.