TEQBALL

TEQBALL
O NEGE APRESENTA A SUA NOVA MODALIDADE FEDERADA, O TEQBALL.
O MUNDO É CURVO !
Gafanha da Encarnação, Ílhavo, Aveiro, Portugal

NEGE TEQ ONE
NEGE TEQ ONE

O TEQBALL é o novo Desporto que anda a viciar toda a gente.

O Teqball é um desporto inventado em 2014, na Hungria, por dois entusiastas do futebol, Gábor Borsányi, antigo futebolista profissional e Viktor Huszár, cientista computacional.

Joga-se com uma bola de futebol numa mesa similar à do ténis de mesa, sendo que o tampo é curvo e a rede rígida. Pode ser jogado em Singles ou Doubles, devendo cada jogador/dupla colocar a bola na mesa, do outro lado da rede, tocando-a um máximo de 3 vezes, com qualquer parte do corpo à excepção dos braços. 

Já entrou em mais de 100 países e está numa fase explosiva da sua expansão e crescimento enquanto modalidade desportiva, sendo o objectivo tornar-se em modalidade olímpica.

A nível internacional é representado pela FITEQ – Fédération Internationale de Teqball e em Portugal pela Federação Teqball Portugal.

Ao nível das competições, já existem competições nacionais em vários países e já se realizaram diversos eventos internacionais, nomeadamente, os mundiais de 2017, na Hungria, e de 2018, na França. Em Portugal, as primeiras competições nacionais terão o seu início já em 2020, pelo que decorre um programa de expansão da modalidade que engloba a componente de equipamento (mesas) e a componente de formação (treinadores, árbitros e directores técnicos).

in Federação Teqball Portugal


É um Desporto para todas as idades ?

Claro que é.
Pode-se começar em qualquer idade na infância, com uma altura mínima.
E pode-se perfeitamente jogar contra adversários de idades completamente diferentes.


Temos de confessar que é. No bom sentido.
Mesmo com jogadores profissionais de futebol de grandes equipas, há relatos de que após os seus treinos diários de futebol, há jogadores que passam tardes inteiras a jogar esta modalidade uns com os outros.


Para quê criar uma mesa curva para jogar futebol?

A mesa foi concebida para desenvolver as técnicas e as habilidades dos jogadores de futebol, profissionais ou amadores. A mesa é curva de modo a que a bola ressalte para o jogador, que pode jogar com o pé, perna, peito, ombro ou cabeça, e pode assim desenvolver essas competências. Se a mesa fosse plana, a bola não ressaltaria.


E as regras são complicadas ?

De todo.

O Teqball é um jogo simples e as regras básicas são:

– Cada partida disputa-se à melhor de 3 sets
– Cada set é jogado até aos 12 pontos
– O serviço contempla duas tentativa
– O serviço troca a cada 4 pontos
– Não é permitido tocar a bola consecutivamente com a mesma parte do corpo
– A bola pode ser tocada por qualquer parte do corpo excepto os braços
– O máximo de toques antes de devolver a bola ao adversário é de 3
– Em Doubles, é obrigatório ambos os jogadores tocarem na bola antes da devolução
– Não é permitido devolver a bola ao adversário consecutivamente com a mesma parte do corpo
– Não é permitido tocar na mesa ou nos adversários
– No caso da bola bater nas quinas da mesa ou rede, é considerada uma Edgeball e o ponto deve ser repetido

in Federação Teqball Portugal


E no distrito de Aveiro, posso jogar onde ?

No Parque Desportivo da Gafanha da Encarnação.

Embora possam haver algumas mesas espalhadas pelo distrito, o NEGE é o primeiro clube do distrito a consignar uma área exclusiva de 25 x 40 m num total de 1000 m2 , com três campos/mesas de jogo, sendo uma delas uma TEQ ONE, e as outras duas, mesas TEQ LITE, e uma área de treino com equipamento específico, que neste momento está a ser ultimada, e prestes a receber, tantos os seus próprios jogadores, como qualquer visitante, que queira alugar qualquer um dos campos, para treino ou simplesmente de uma forma lúdica.


Bem, aí pode-se juntar a nós.

Somos o 14º clube a inscrevermos-nos na Federação TeqBall Portugal e o 1º no distrito de Aveiro.

Estamos a apostar muito no desenvolvimento da modalidade e esperamos ter treinadores e árbitros no clube, certificados pelo FITEQ , o mais breve possível .

Contamos também ter rapidamente equipas em nome do NEGE no circuito / campeonato nacional que se avizinha, e no qual se espera que Portugal seja pioneiro.

Queremos que o Teqball no NEGE possa ser lúdico para uns, um tipo de treino técnico adicional para os nossos jogadores de futebol, e também um desporto de competição para os jogadores que façam parte das equipas do NEGE.


CLARO QUE SIM !

Sendo as duas modalidades representadas por Federações diferentes, não há qualquer problema em se ser jogador de futebol federado e Teqball federado por clubes diferentes.

Esperamos e acreditamos até ter vários jogadores de futebol de clubes diferentes, a jogarem teqball juntos pelo NEGE, em singles, duplas e duplas mistas.


FANTÁSTICO !

Vamos criar planos de treino específicos por jogador, para as duas modalidades, de forma a não haver sobrecarga e criar condições especiais para os nossos jogadores, de forma a que seja o menos oneroso possível a prática das duas modalidades para as famílias.

Publicado em 7 de junho de 2020
885 454 visualizações no dia 9 de junho de 2020

View this post on Instagram

#SundayFunday in Senegal 🇸🇳😄

A post shared by TEQBALL (@teqball) on

As nossas Juvenis

Veteranos do SC Vista Alegre