MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOS CAMPOS – SEGURANÇA Covid-19

Mesas dispostas exclusivamente para comunicação – Campos 16×20 m com distância de pelo menos 5 metros entre eles.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE PROTEÇÃO  PRATICANTES DESPORTIVOS E FUNCIONÁRIOS – COVID-19

PESSOAL AUTORIZADO A UTILIZAR AS INSTALAÇÕES


Ficam autorizados a utilizar as instalações do NEGE – PARQUE DESPORTIVO DA GAFANHA DA ENCARNAÇÃO, os praticantes desportivos de TEQBALL, bem como os treinadores e/ou pessoal diretamente ligado ao clube, que não apresentem sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19, num número máximo de 16 elementos em simultâneo, para os 5.3 há que compõem o recinto.


(tosse, febre (>38º),dificuldade respiratória, corrimento nasal, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, cansaço, diarreia ou perda do olfato).

A lista de todos os utilizadores por mesa/campo de treino/horário deve ser enviada pelo responsável pela marcação/aluguer para o seguinte mail: teqball@nege.pt

na altura da reserva, com a indicação do contacto de todos os intervenientes.

TERMO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL


A aceitação e entrada no Parque Desportivo da Gafanha da Encarnação pressupõe a aceitação do Termo de Responsabilidade Individual de cada praticante no período de presença no recinto.

DESLOCAÇÕES E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

O comportamento fora do treino deve reger-se pelas mais recentes orientações da Direção Geral de Saúde, no que se refere ao recolhimento domiciliário, distanciamento social, etiqueta respiratória e demais recomendações.

As deslocações para e das instalações de treino devem ser efetuadas, sempre que possível, em veículo próprio, sem contacto com terceiros, respeitando as mais recentes orientações da Direção-Geral de Saúde. Os utilizadores só devem dirigir-se às instalações se assintomáticos. Na presença de sintomas ou de temperatura elevada medida no domicílio, os utilizadores devem abster-se da deslocação às instalações e procurar assistência médica.

A circulação no interior das instalações deverá realizar-se exclusivamente pelos percursos devidamente sinalizados, estando proibidas socializações dentro das instalações. As deslocações nas instalações devem ser realizadas com a distância de, pelo menos, 2 metros de outros utilizadores e com máscara cirúrgica. A utilização da máscara cirúrgica só é opcional no momento do treino.

O processo administrativo será realizado pelo Posto Administrativo colocado no recinto em zona exterior, respeitando a distância de 2 metros. Informação será escrita pelo administrativo presente e o pagamento por mesa/campo será efetuada pelo responsável pelo aluguer.

O controlo de acessos será realizado pelos colaboradores e vigilantes das instalações, respeitando a distância de 2 metros, não sendo permitido o contacto físico nem a troca de objetos. A identificação dos utilizadores será verificada à distância. Existirá um ponto de controlo, na entrada das instalações, para verificação da temperatura e sintomas dos utilizadores.
O posto de controlo será equipado com termómetro.

BALNEÁRIOS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

As instalações sanitárias, para uso de atletas e treinadores, encontram-se higienizadas e prontas a usar em caso de emergência. Em caso de utilização de instalações sanitárias, existirá um kit de limpeza para minimizar o risco de contágio (solução alcoólica, água corrente, sabão, papel descartável, contentor próprio com saco descartável.

Após ser utilizada, a instalação sanitária ficará encerrada por um período de 2 a 3 horas e será sujeita a limpeza e desinfeção antes de reabrir para nova emergência.

As instalações sanitárias para uso dos colaboradores serão identificadas, e sujeitas a reforço de limpeza e desinfeção.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

5.1. COLABORADORES

Todos os colaboradores deverão seguir as normas mais recentes da Direção-Geral de Saúde relativamente à utilização de EPIs. Quando em contacto com utilizadores, os colaboradores deverão manter a distância de segurança de 2 metros e estar munidos de máscara cirúrgica. Recomendamos o uso adicional de viseira aos funcionários responsáveis pelo atendimento ao público (vigilantes, administrativos).

5.2. UTILIZADORES

Utilizadores Todos os utilizadores das instalações deverão utilizar máscara cirúrgica. A utilização da máscara cirúrgica só é opcional no momento do treino.

PLANO DE CONTINGÊNCIA SE SINTOMAS DURANTE O TREINO

O RESPONSÁVEL DAS INSTALAÇÕES DEVE:

1. Colocar máscara e luvas, antes de se aproximar de um caso suspeito;

       2. Entregar máscara e luvas à pessoa com sinais de doença;

       3. Indicar à pessoa a sala preparada para isolamento.

Acompanhar com, pelo menos, 1 metro de distância, a pessoa até à zona da sala de isolamento pelo percurso definido, evitando contacto próximo com outras pessoas.

4. Identificação e registo dos espaços frequentados pela pessoa e dos contactos estabelecidos com a mesma nesse local.

1. Segue as orientações constantes do folheto disponível na sala de isolamento profilático;

2. Contacta a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e segue as instruções.

INSTALAÇÕES QUE PODEM SER UTILIZADAS

Considerando as caraterísticas desportivas, técnicas e regulamentares específicas da modalidade desportiva que utiliza as instalações do NEGE-PARQUE DESPORTIVO DA GAFANHA DA ENCARNAÇÃO, o TEQBALL, bem como as características das instalações e as condições de higienização recomendadas pelas Autoridades de Saúde; identificados os procedimentos e as necessárias medidas de minimização dos riscos de utilização das instalações; será possível retomar a atividade desportiva nos 3 campos exteriores delimitados de TEQBALL, instalados no Relvado Sintético de Futebol 11, mediante a adoção dos termos de utilização referidos no presente documento.

CAMPOS 1 – 2 – 3 TEQBALL

  • A circulação até aos campos faz-se exclusivamente pelos percursos devidamente sinalizados, estando proibidas socializações dentro das instalações. As deslocações devem ser realizadas com utilização de máscara cirúrgica e com a distância de, pelo menos, 2 metros de outros utilizadores. A utilização da máscara cirúrgica só é opcional no momento do treino;
  • Distanciamento individual – os atletas devem manter uma distância entre si e os treinadores de 2 metros quando em estado estacionário e de 6 metros quando em movimento de treino;
  • O treinador deve, em todos os momentos, encontrar-se a uma distância, no mínimo, de 2 metros do atleta;
  • É estritamente proibida a partilha de equipamento de treino não higienizado entre utilizadores;
  • É estritamente proibida a partilha de equipamento pessoal (toalhas, bebidas);
  • É estritamente proibido o contacto físico entre utilizadores.
  • O clube providenciará 1 bola por mesa devidamente higienizada, mas os praticantes são livres de se quiserem, poderem trazer a sua própria bola (futebol tamanho 5 com pressão a 0,35 Bar) no máximo de uma bola por mesa.
  • Durante o treino, os jogadores devem permanecer no interior da área delimitada de cada campo.
  • Definição de 4 períodos de treino: 16h00/16h50, 17h00/17h50, 18h00/18h50,19h00/19h50.

Cada período de treino poderá ser constituído por grupos de até 4 atletas em regime de aluguer por campo/mesa, e com o respectivo treinador em caso de regime de treino.

  • Rotação entre vários grupos de treino: deverá ser realizada com distância de, pelo menos, 2 metros, sem socialização e cumprimento as rotas delineadas de entrada/saída;
  • Tempo para desinfeção dos campos/mesas: 10 minutos
  • O atleta deve higienizar as mãos antes e após terminar o treino;
  • O atleta deve levar consigo todo o seu equipamento individual, evitando que este toque em superfícies, instalações ou outros utilizadores.

DOWNLOAD