Avançar para o conteúdo

NEGE SUPORTE BÁSICO DE VIDA + DESFIBRILHADOR AUTOMÁTICO EXTERNO


SUPORTE BÁSICO DE VIDA

+

DESFIBRILHADOR AUTOMÁTICO EXTERNO

FORMAÇÃO FPF

Os nossos treinadores de Infantis B e Benjamins B, Sérgio Ferreira e Paulo Moreira, concluíram neste fim-de-semana a formação da FPF em SBV/DAE, juntando-se aos restantes colaboradores do NEGE que já detinham esta competência e que podem operar um DAE dentro do Programa do Clube.

Esta formação dos nossos colaboradores vai no sentido de criar competências para o

Programa de DAE licenciado pelo INEM
que o NEGE está a implementar.

Desejamos que seja um programa absolutamente inútil e desnecessário, por falta de ocorrências.
Mas a acontecerem, queremos estar preparados da melhor forma possível e tentar garantir todo o apoio que pudermos dar. Pode ser a diferença.


A Paragem CardioRespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55-113 pessoas /100,000 habitantes, estimando-se entre 350,000-700,000 indivíduos afetados por ano, só na Europa. A análise efetuada aos equipamentos de DAE utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico particular: Fibrilhação Ventricular.

Está demonstrado que a desfibrilhação precoce, realizada entre 3 a 5 minutos após o colapso da vítima, resulta em taxas de sobrevivência de 50 a 70%.
Constitui-se assim como fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. A Cadeia de Sobrevivência interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais, para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar.


Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de morbilidade e mortalidade associados à PCR e aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.

INEM


#NEGE
#apostamostudonaformação
#lutamosjuntospelavitória

INÍCIO

Print Friendly, PDF & Email
SBV DAE 1