NEGE – PROJETO + CONCIÊNCIA AMBIENTAL
2021-2022
O PROJETO NEGE + CONCIÊNCIA AMBIENTAL tem como base criar em toda a população que usufrui do Parque Desportivo Gafanha da Encarnação, a satisfação de, por motivos meramente altruístas, poder contribuir hoje com algo pela preservação dos recursos naturais, criando assim a expetativa de uso futuro.
Como tal pretendemos criar condições no clube que permitam a constante sensibilização para a Ética Ambiental e para o Desenvolvimento Sustentável, aplicando no quotidiano um conjunto de medidas de sensibilização, máximo
aproveitamento dos recursos naturais do Parque Desportivo, reciclagem e reutilização de materiais e boas práticas de
consumo, que permitam que a pegada ecológica de toda a comunidade NEGE seja cada vez menor e que se criem bases educacionais nos mais novos, para que estas práticas sejam incutidas para a sua evolução como melhores cidadãos e replicadas ao longo da sua vida, independentemente dos círculos que venham a frequentar.
O PROJETO
IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS E MEDIDAS NO CLUBE AO NÍVEL DO TREINO
- Uso de caldeira a lenha para aquecimento de águias para banhos pós treinos , com a utilização de madeira proveniente da poda cíclica das árvores existentes no Parque Desportivo ( 5, 3 ha de área com um número substancial de árvores de grande porte.).
- Instalação/Uso de painéis solares de reforço ao aquecimento de águas.
- Instalação/Uso de torneiras temporizadas e tempos máximos para toma de banhos individuais nos nossos balneários.
- Instalação/Uso de Iluminação LED em todos os campos de treino, com uma muito maior eficiência energética, e na
Iluminação adicional exterior. - Incremento de uso de garrafas/botijas de hidratação personalizadas, individuais e reutilizáveis, com vista à diminuição no Parque Desportivo do uso de garrafas de plástico de utilização única.
IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS E MEDIDAS NO CLUBE AO NÍVEL DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOSINO
- Recurso a Plataformas Digitais para praticamente todos os serviços necessários à logística e ao processo de treino,
reduzindo ao mínimo o uso de papel e de tecnologias de impressão. - Implementação de Iluminação LED em todo o espaço administrativo.
- Reutilização do lado oposto de folhas impressas já utilizadas.
- Separação para reciclagem de todos os resíduos.
AO NÍVEL DO PARQUE DESPORTIVO
- Colocação de contentores coloridos em todo o Parque Desportivo para separação de resíduos e fomento/sensibilização da necessidade de reciclagem a todos os utentes.
- Colocação de Painéis de Sensibilização para a necessidade de reciclar/reutilizar.
- Colocação de Oleões, ao abrigo de acordo, com vista à recolha de óleos usados para o fabrico de biodiesel.
( Sendo o Parque Desportivo usado por 150 jogadores + encarregados de educação + técnicos, num total de + de 500 pessoas, com parque de estacionamento e acesso prático e facilitado, esta iniciativa pretende o incremento da reciclagem de óleos de uma forma natural, com acesso à sua prática muito facilitada, e sem ser algo que crie um esforço demasiado elevado de deslocação obrigatória a outros oleões, o que faz muitas vezes com que o esforço seja significativo e faça com que as pessoas optem por não reciclar este resíduo. )
AO NÍVEL DA FORMAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO DOS MAIS NOVOS
- Distribuição de Folhetos sobre a preservação do ambiente e o que cada um pode contribuir.
- Distribuição de Kits didáticos oferecidos por empresa.
- Criação de jogos e projetos de reutilização de materiais ( como fazer equipamento para treino individual em casa e/ou parque desportivo aproveitando resíduos existentes e de fácil acesso.
- Organização de programas Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – IPDJ de forma a que haja uma efetiva
limpeza de resíduos no Parque Desportivo e zonas circundantes, contribuindo na prática para os voluntários sejam
sensibilizados e criem níveis de satisfação intrínseca por fazerem parte da solução para um problema de âmbito global. - Produção de Questionários / Concursos de Ideias junto dos mais novos com vista à sua possível incrementação dentro do âmbito do Projeto.