O PAPEL DOS PAIS NO DESPORTO
EDUCADORES
OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DEVEM…
RESPEITAR AS DECISÕES DESPORTIVAS DOS ÁRBITROS, JUÍZES, CRONOMETRISTAS E OUTROS APLICADORES DAS LEIS DO JOGO, TREINADORES, DIRIGENTES E DEMAIS AGENTES DESPORTIVOS.
COMPREENDER E FAZER COMPREENDER AOS SEUS FILHOS OU EDUCANDOS A NECESSIDADE DE, NAS COMPETIÇÕES OU FORA DELAS, PRATICAREM OS VALORES ÉTICOS.
INFORMAR OS SEUS FILHOS OU EDUCANDOS SOBRE A PROBLEMÁTICA DA LUTA CONTRA A DOPAGEM, NOMEADAMENTE NOS DEVERES E DIREITOS DOS JOVENS PRATICANTES DESPORTIVOS E ALERTAR OS MÉDICOS QUE OS ASSISTEM PARA O FACTO DE OS MESMOS SEREM PRATICANTES DESPORTIVOS.
INCUTIR AOS SEUS FILHOS OU EDUCANDOS O ESPÍRITO DE QUE A ESSÊNCIA DO DESPORTO NÃO ESTÁ NA ATRIBUIÇÃO E OSTENTAÇÃO DE TÍTULOS, MAS SIM NA IDEIA DE QUE A PRÁTICA DESPORTIVA CONSTITUI UM EXCELENTE CONTRIBUTO PARA A MELHORIA DA SAÚDE E FORMAÇÃO CÍVICA DOS MESMOS.
DIVULGAR E VALORIZAR, JUNTO DOS SEUS FILHOS OU EDUCANDOS, OS BONS EXEMPLOS OCORRIDOS NO DESPORTO E NA VIDA.
TER UMA RELAÇÃO CORRETA E COOPERANTE COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS OUTROS PRATICANTES.
TRANSMITIR AOS SEUS FILHOS OU EDUCANDOS O SENTIDO E A RAZÃO DE SER DO DESPORTO, BEM COMO OS SEUS VALORES, NA ÓTICA DA ESSÊNCIA DO SER HUMANO E DO QUE O DESPORTO REPRESENTA NAS RELAÇÕES HUMANAS, FAMILIARES E SOCIAIS.